segunda-feira, 22 de março de 2010

O meu Mood Board

Este Mood Board foi construído a partir de um arquivo onde eu guardo as fotografias das viagens que faço. Tendo em conta que essa é uma das maiores paixões da minha vida, se não mesmo a maior, achei que faria todo o sentido que o meu Mood Board fosse constituído por elas.
Todas estas viagens, cada uma à sua maneira, contribuiram para a minha formação enquanto pessoa e permitiram-me viver experiências fantásticas ao conhecer outras culturas, realidades e maneiras de ser e estar na vida.
Quando iniciei a construção do Mood Board tinha algumas dúvidas sobre que palavra o definiria melhor, tendo chegado à conclusão que tanto a palavra viagem como a palavra aventura se adequavam perfeitamente ao que eu pretendia transmitir.

sábado, 20 de março de 2010

Exemplo de Mood Board

Achei curioso este anúncio do site e-decorating.com, que utitliza um Mood Board (ou uma representação de um) para publicitar o seu site e alguns dos seus produtos. O anúncio consiste numa sala decorada com produtos deste site e a respectiva descrição e preço colocados através de etiquetas causando a impressão de se tratar de um Mood Board.

Exemplo de Mood Board

Pessoas...Esta é a palavra que define este Mood Board, de diferentes idades, raças e cores.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Exemplo de Mood Board

Este Mood Board foi criado para o desenvolvimento de um filme sobre os "meninos de rua" no Brasil.

Exemplo de Mood Board

Neste Mood Board é facilmente perceptível (apesar de a palavra estar escrita) que a sensação que se pretende transmitir é a de tranquilidade.
Apesar disso, este Mood Board poderia ter sido utilizado para definir outras coisas como por exemplo: viajar, natureza, entre outros.

Exemplo de Mood Board


Neste exemplo o Mood Board foi desenvolvido para um livro de culinária. Podia também ter sido utilizado para um restaurante, uma loja gourmet, entre outros.

Definição de Mood Board

Os Mood Boards são cartazes, reais ou virtuais, que exprimem determinados estados de espírito ou conceitos através de colagens de imagens, frases e fotografias. Estes elementos são arrumados de forma a transmitirem uma ideia, um conceito ou até mesmo um sentimento ou uma sensação dependendo do que o criador (do mood board) pretender.
Podem ser utilizados em diversas áreas, sendo as áreas criativas, as que mais utilizam esta ferramenta (Design, Moda, Publicidade, Marketing, etc).
Permite a quem o utiliza visualizar, desenvolver e comunicar conceitos.

Uma grande desvantagem dos Mood Boards é que nem sempre são considerados trabalho sério, havendo mesmo alguns autores que defendem que estes não passam de depósitos de informação.
Quando utilizados por designers, permitem na fase inicial de um projecto, mostrar aos clientes um "esboço" do que se pretende vir a desenvolver ou simplesmente dar corpo à criatividade.

"Mood Boards are also very useful at the early stages of a project as a guide tool to show clients for approval before proceding further." Design Skills.


Fontes:
http://www.design-skills.org/
http://www.webdesignerdepot.com/
http://www.webcredible.co.uk/
http://www.ilikecake.net/