terça-feira, 27 de abril de 2010

Endomarketing

Endomarketing é uma técnica de marketing também aplicada à gestão, que se refere a um marketing direccionado para dentro da empresa ou organização. “Endo” significa em grego acção voltada para dentro. Conceito criado por Saul Bekin e divulgado no livro, também da sua autoria, "Fundamentos do Endomarketing". Apresenta-se como um conjunto de ferramentas do marketing tendo por foco o público interno – funcionários, accionistas e fornecedores - de uma empresa, tornando-os responsáveis pelo sucesso da marca e na mesma medida preocupados com o seu desempenho. Compreende temas como motivação, envolvimento dos trabalhadores, cooperação e reconhecimento do valor individual de cada profissional. Ao envolver o público interno, dando-lhe conhecimento e partilhando os objectivos da empresa, este irá muito melhor transmitir o produto ou serviço ao consumidor final. Bekin afirma que o Endomarketing é uma forma de desenvolver vantagens competitivas, ecológicas e economicamente sustentáveis. Surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

Filme sobre endomarketing:



Fontes:
http://www.endomarketing.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endomarketing

Sem comentários:

Enviar um comentário